![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhec_KuGWKUm3kMsPhVJRY90H3LOuLkTIfeguop-zREwUjIzmgIEfuneEiMcCKfGCbH8S98BmZQcLcxIzoNePJIDRetqE3k0wFb78vMQS6Szg1zFi_US50Bw0M8mvlh4kxfx1xlVL9Je3uM/s200/Z1vkubq5%5B1%5D.jpg)
Dias desses fui a um culto em uma igreja pentecostal com uma amiga. O culto começou normal: leitura bíblica, louvores, aleluias...até ai nada de novo.
A um certo momento o pastor mudou o tom da voz e falou que naquele momento Deus o estava 'usando' para que fizesse algo diferente. Nesse momento começou uma música muito repetitiva, como um mantra. Percebi que a letra era o que menos importava, apenas servia de mote ao ritmo contagiante e hipnótico que seguia incansavelmente. Quando dei por mim, aquele espaço de aproximadamente cem metros quadrados, lotado, estava tomado por pessoas em transe.
Via rapazes dançando com passos seguros e precisos, cada qual de um jeito, mas havia sincronicidade. Faziam-me lembrar de cenas vistas em filmes de rituais antigos acontecidos em alguma tribo perdida do globo.
A pessoa que acompanhei, conhecida de longa data, sempre séria e racional havia se transformado inteiramente.
Mais da metade da igreja foi tomada por aquela força, cada qual de um jeito único e surpreendente. Alguns se arrastavam pelo chão como serpentes, outros desmaiavam, choravam, sorriam, davam pulos. Porém não havia pânico, nem insegurança, como se tudo aquilo fosse a coisa mais esperada e natural do mundo.
Fiquei de boca aberta! Até agora não sei dizer o que se passou. Fiquei paralisada contemplando aquele espetáculo no mínimo surreal, no qual homens de gravatas e mulheres de saias longas se entregavam ao 'Poder de Deus', como alguém tentou me explicar depois.
O homem é o mesmo em qualquer lugar do mundo e em qualquer tempo. Desde as capitais mais modernas às tribos mais distantes existe manifestações como esta. De onde ela vem? Para que serve? Qual a finalidade destes estados alterados de consciência? Realizar uma catarse? Destravar o subconsciente liberando traumas e despertando a criatividade? Não tenho as respostas!
Sou extremamente racional, até mais do que gostaria, para me permitir experimentar certas coisas.
Namoro com um grupo de Estudos Xamânicos, mas apenas na teoria, pois o medo do que não conheço não me permite participar de seus rituais, nos quais as pessoas são tomadas pela cadência dos tambores e pelos efeitos de plantas sagradas como o peyote e a ayhuasca. Confesso que me atraem, principalmente a música. Por isso mesmo fujo. Quem sabe um dia eu compreenda melhor.
Realmente há muitas coisas que não entendo!
Realmente há muitas coisas que não entendo!